sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A Princesa que bocejava a toda a hora







A princesa que bocejava a toda a hora
Carmen Gil & Elena Odriozola

A princesa não fazia mais que bocejar e, como os bocejos são tão contagiosos, todo o palácio andava com a boca aberta: o rei, a rainha, os ministros..., até o gato e o cão do jardineiro bocejavam. O rei tentava satisfazer a sua filha com tudo o que tinha ao seu alcance, mas as tentativas eram inúteis. Um dia, enquanto passeava pelos jardins, o filho de um criado do palácio aproximou-se da princesa e...

Um relato divertido, simples e eficaz que, em tom poético, tira grande partido da linguagem e sublinha o valor da amizade com uma mensagem clara e directa dirigida aos leitores: “…nem as bolas de gelado de Itália, nem os colchões de penas, nem as elefantas amarelas alegram tanto o coração das princesas como um bom amigo”.
Um conto para ajudar as crianças a reconhecer os valores que lhes farão usufruir plenamente da infância, numa sociedade frequentemente ameaçada pelo consumo, que esquece a relação, o jogo tradicional e a experimentação como actividades indispensáveis para conhecer o mundo e estabelecer laços afectivos.

As ilustrações de Elena Odriozola apresentam um traço delicado e intimista, com muita personalidade; subtil tanto a nível técnico como conceptual.

2.º Prémio Melhores Ilustrações 2006 Livro Infantil e Juvenil Ministério da Cultura, Espanha

Texto de Carmen Gil
Ilustrações de Elena Odriozola

+ de 3 anos

Sem comentários:

Enviar um comentário