O bosque tropical está cheio de perigos, mas Rita, a borboleta, é muito atrevida e não tem medo de nada. Um dia, aproxima-se dos elefantes que chapinham na água e vê-se enredada numa situação que não consegue dominar. Rita pede ajuda, mas ninguém a pode ajudar. Finalmente, a situação resolver-se-á graças à colaboração de uma personagem inesperada…
É complicado seguir os conselhos de cautela e atenção para uma borboleta intrépida e aventureira… Por sorte, haverá sempre alguém disposto a dar-nos a mão para superar as dificuldades e, também, o apoio incondicional e a compreensão da mãe.
A autora, inspirada numa visita ao orfanato de elefantes no Sri Lanka, escreve esta história com um argumento simples e terno, no qual se abordam questões como a necessidade de prudência, a importância da amizade, a solidariedade e os processos de aprendizagem e socialização na infância.
Com grande expressividade, texto e ilustração em perfeita harmonia, este álbum consegue que o leitor se sinta identificado com a personagem, experimente as suas aventuras e sentimentos.Para nos atrair e induzir com mais facilidade, Rachel Chaundler elabora um texto breve mas suficiente para conduzir a história com eficácia, conseguindo que a emoção esteja presente em cada página.
Bernardo Carvalho concebe as suas ilustrações para tirar o máximo partido da técnica da serigrafia; trabalha com cores sólidas, brilhantes e alegres, numa gama de tintas que contrastam e complementam a sua anterior colaboração com a mesma autora (Mariluz, Avestruz), compondo cenas com traços dinâmicos e claros, e criando personagens inesquecíveis que despertam profundamente a simpatia do leitor.
Texto de Rachel ChaundlerIlustrações de Bernardo CarvalhoTradução Dora Batalim Sottomayor
+ de 3 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário