quarta-feira, 12 de maio de 2010

A tartaruga que queria dormir




A tartaruga que queria dormir
Roberto Aliaga & Alessandra Cimatoribus

A tartaruga tem muito sono e vai dormir durante todo o Inverno. Prestes a ir para a cama, enquanto cumpre o ritual para ir dormir (escovar os dentes, vestir o pijama, aconchegar os lençóis…), alguém bate à porta. São os seus amigos que vão chegando com presentes (um gorro, um bolo de pêra, uma manta…) para a acompanharem no longo período de sono que a espera.A amizade é importante e a tartaruga agradece as atenções, mas cada vez tem mais sono e a única coisa que quer é que a deixem tranquila para poder dormir…
Na infância é comum o medo da noite, do escuro e o desassossego na altura de ir dormir; por isso é importante que o leitor se identifique com as personagens que apresentam esta experiência como uma acção tranquilizadora, e reconheça a necessidade do descanso e o silêncio como um estado agradável.

Formalmente, esta história foi construída com rimas, repetições, enumerações e um tratamento simples da linguagem para os mais pequenos. O jogo de onomatopeias, reforçado a partir da ilustração, confere um tom lúdico à narração e marca um ritmo em que os ouvintes são convidados a participar.

Os pequenos leitores podem seguir a história através das ilustrações, cheias de ternura e humor, com o estilo próprio e as texturas inconfundíveis de Alessandra Cimatoribus, onde a tartaruga e os seus amigos conquistarão a simpatia do leitor, pelo seu carácter amável e pela sua força expressiva.

Um álbum para reforçar hábitos saudáveis e completar o ritual de ir dormir ouvindo uma história antes que o sono venha.

Sem comentários:

Enviar um comentário